Fiat Uno: Dispositivos para reduzir as emissões

Fiat Uno / Conhecimento do veículo / Proteção do meio ambiente / Dispositivos para reduzir as emissões

Conversor catalítico trivalente - A-fig. 104

Monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos não queimados são os principais componentes nocivos dos gases de escapamento.

Conversor catalítico trivalente

O conversor catalítico é um "laboratório" no qual uma porcentagem muito alta destes componentes transforma-se em substâncias inócuas.

A transformação é auxiliada pela presença de minúsculas partículas de metais nobres presentes no corpo de cerâmica, fechado pelo recipiente metálico de aço inoxidável.

A retirada do conversor catalítico, além de não contribuir para aumentar o desempenho do veículo, ocasiona poluição desnecessária e constitui um claro desrespeito à legislação ambiental para veículos automotores.

Sonda Lambda (sensor de oxigênio)

Todas as versões estão equipadas com a sonda lambda, pois esta garante o controle da relação exata da mistura ar/combustível, fundamental para o correto funcionamento do motor e do catalisador.

Sistema antievaporação

Sendo impossível, mesmo com o motor desligado, impedir a formação dos vapores de gasolina, o sistema os mantêm armazenados num recipiente especial de carvão ativado, de onde são aspirados e queimados durante o funcionamento do motor.

Ruídos veiculares

Este veículo está em conformidade com a legislação vigente de controle da poluição sonora para veículos automotores.

Limite máximo de ruído para fiscalização de veículo em circulação (veículo parado segundo Resolução n° 01/93 do CONAMA):

Ruídos veiculares

É importante o seguimento do "Serviço Periódico de Manutenção", para que o veículo permaneça dentro dos padrões antipoluentes.

Trafegar com o sistema de escapamento modificado ou danificado, além de aumentar consideravelmente o nível de ruído do veículo (poluição sonora), constitui uma infração ao Código Nacional de Trânsito.

Não jogue pontas de cigarro para fora da janela.

Além de evitar incêndios e queimadas, você estará evitando a contaminação do solo.

O lixo que é jogado na rua coloca em risco as gerações futuras devido ao altíssimo tempo de decomposição de determinados materiais.

Veja também:

Citroen C3. Paragem do motor
Imobilize o veículo, motor ao ralenti. Com uma caixa de velocidades manual, coloque a alavanca de velocidades em ponto morto. ou Com uma caixa de velocidades automática, coloque o seletor de velocidades em modo P ou N. Com a chave electrónica no interior ...

Toyota Etios. Uso do rádio
Ajuste de estações pré-sintonizadas Procure as estações desejadas girando o botão tune/scroll ou pressionando "<" ou ">" no botão "SEEK-TRACK". Pressione e mantenha pressionado um dos seletores de estação ( ) a ser aj ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0055