Troca de marchas
Tão logo as condições do trânsito o permitam, utilizar as marchas mais altas. O uso de marchas baixas para obter uma boa resposta do motor provoca aumento inevitável do consumo.
Da mesma forma, a insistência em manter marchas altas em trechos de baixa velocidade, além de aumentar o consumo e a emissão de poluentes, acelera o desgaste do motor.
Velocidade máxima
O consumo de combustível aumenta proporcionalmente em relação à velocidade que o veículo desenvolve; como exemplo, pode-se dizer que passando de 90 a 120 km/h, o incremento de consumo de combustível é de aproximadamente 30%.
Tentar manter uma velocidade uniforme, dentro do possível, evitando freadas e retomadas desnecessárias, que consomem combustível e aumentam, simultaneamente, a emissão de poluentes.
Aconselha-se a adotar um modo de dirigir prudente, tratando de antecipar as manobras para evitar perigo iminente e de respeitar a distância de segurança em relação aos veículos que trafegam logo a frente.
Aceleração
Acelerar o motor de forma violenta, induzindo-o a funcionar em rotações elevadas, penaliza notavelmente o consumo de combustível, as emissões de poluentes e a própria durabilidade do mesmo; convém acelerar gradualmente e não ultrapassar o regime de torque máximo do motor.
Condições de utilização
Trajetos muito curtos e partidas frequentes com o motor frio não permitem que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, além de significar um incremento de consumo e de emissão de substâncias nocivas da ordem de 15 a 30%.
Situação do trânsito e condição das vias e estradas
O consumo elevado de combustível está ligado diretamente a situações de trânsito intenso, sobretudo nas grandes cidades, onde se trafega durante a maior parte do tempo utilizando marchas baixas e as paradas em semáforos são muito frequentes.
Também os percursos sinuosos, como estradas de montanha, ou trechos em mau estado de conservação, influenciam negativamente o consumo.
Paradas ou interrupções de trânsito.
Durante as paradas prolongadas, motivadas por trânsito interrompido, o melhor a fazer é desligar o motor.
Fiat Uno. Descrição e funcionamento
O airbag é um dispositivo constituído
de uma bolsa com enchimento instantâneo, contida em um vão apropriado
no centro do volante, em frente ao motorista,
e que, quando previsto, equipa
também o painel em frente ao passageiro
dianteiro. É disponível, portanto,
para o lado do motori ...
Fiat Uno. Longa inatividade do veículo
Se o veículo tiver que ficar parado
por mais de um mês, tomar estas precauções:
Colocar o veículo num lugar coberto,
seco e possivelmente arejado;
Engrenar uma marcha;
Certificar-se que o freio de mão não
esteja puxado;
Desligar os bornes dos pólos da bateria
(retirar pr ...