Fiat Uno: Sistema fiat code geração II

Fiat Uno / Conhecimento do veículo / Sistema fiat code geração II

A fim de minimizar riscos de furtos/ roubos, o veículo é equipado com um sistema eletrônico de inibição do funcionamento do motor (Fiat CODE) qué é ativado automaticamente tirando a chave da ignição.

Cada chave possui um dispositivo eletrônico com a função de transmitir um sinal em código para o sistema de ignição através de uma antena especial incorporada no comutador de ignição.

O sinal enviado constitui a "palavra de ordem" sempre diferente para cada partida com a qual a central reconhece a chave, e somente nessa condição, permite a partida do motor.


fig. 1

CHAVES - fig. 1

Com o veículo são entregues:

A chave fig. 1 de uso normal no veículo é usada para:

Com o conjunto de chaves é entregue o CODE CARD fig. 2 no qual é indica  do o código mecânico das chaves a comunicar à Rede Assistencial FIAT para pedir cópias das chaves (A-fig. 2).

fig. 2
fig. 2

ADVERTÊNCIA: aconselha-se a manter o CODE CARD sempre consigo (não no veículo) já que ele foi criado especialmente para proporcionar mais uma opção de segurança e tranquilidade.

É importante também anotar os números constantes do CODE CARD, para utilizá-los em caso de um eventual extravio do cartão.

TELECOMANDO

A chave de ignição possui predisposição para instalação de telecomando a  distância fig. 1.

Aconselha-se o uso de alarmes com telecomando incorporado à chave de ignição da linha Fiat Acessórios, que foram desenvolvidos e testados para uso em seu veículo e são oferecidos em todas as concessionárias Fiat.

O FUNCIONAMENTO

Cada vez que girar a chave de ignição na posição STOP, ou PARK, o sistema de proteção ativa o bloqueio do motor.

Girando a chave para MAR:

  1. Se o código for reconhecido, a luz-espia no quadro de instrumentos faz um breve lampejo, indicando que o sistema de proteção reconheceu o código transmitido pela chave e o bloqueio do motor foi desativado. Girando a chave para AVV, o motor funcionará.
  2. Se a luz-espia   ficar acesa (junto com a luz-espia ) o código não foireconhecido. Neste caso, aconselha-se a repor a chave na posição STOP e, depois, de novo em MAR; se o bloqueio persistir, tentar com as outras chaves fornecidas.

Com o automóvel em movimento e a chave da ignição em MAR, se a luz-espia acender, significa que o sistema está efetuando um autodiagnóstico (por exemplo, devido auma queda de tensão).

ADVERTÊNCIA: impactos violentos podem danificar os componentes eletrônicos contidos na chave.

ADVERTÊNCIA: cada chave fornecida possui um código próprio, diferente de todos os outros, que deve ser previamente memorizado pela central eletrônica do sistema.

Este produto está homologado pela ANATEL de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resolução 242/2000, e atende aos requisitos técnicos aplicados.

Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo, e não pode causar interferência a sistemas operando em caráter primário.

A sequência numérica impressa acima do código de barras identifica o número de homologação do immobilizer junto à ANATEL.

O código de barras e os algarismos localizados abaixo do mesmo contêm dados do fornecedor do equipamento.

Etiqueta - (Immobilizer)

Etiqueta - (Immobilizer)

DUPLICAÇÃO DAS CHAVES E CODE CARD

Quando o proprietário necessitar de chaves adicionais e ou CODE CARD, deve ir a Rede Assistencial FIAT com todas as chaves e o Code Card. A Rede Assistencial FIAT efetuará a memorização (até um máximo de 8 chaves) de todas as chaves, tanto as novas quanto as que estiverem em mãos.

A Rede Assistencial FIAT poderá exigir os documentos de propriedade do veículo.

Os códigos das chaves não apresentadas durante a nova operação de memorização são definitivamente cancelados da memória para garantir que as chaves eventualmente perdidas não sejam mais capazes de ligar o motor.

Em caso de venda do veículo, é indispensável que o novo proprietário receba todas as chaves e o CODE card.

Veja também:

Fiat Uno. Regulagem em altura dos cintos dianteiros
Algumas versões possuem cintos de segurança dianteiros com regulagem em altura. A regulagem em altura dos cintos de segurança deve ser feita com o veículo parado. Regular sempre a altura dos cintos, adaptando-os à estatura das pessoas que os usam. Esta precaução permite melhorar sua e ...

Fiat Uno. Em emergência
As páginas seguintes foram elaboradas especialmente para socorrê-lo em situações de emergências com seu veículo. Como você verá, foram considerados alguns inconvenientes e, para cada um deles, é sugerido o tipo de intervenção que você pode efetuar pessoalmente. No caso de cont ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0056