Peugeot 208: Depósito de combustível

Peugeot 208 / Informações práticas / Depósito de combustível

Capacidade do depósito: cerca de 50 litros.

Nível mínimo de combustível

Quando o nível mínimo do depósito for atingido, esta luz avisadora acende-se no quadro de bordo. Restam-lhe cerca de 5 litros de combustível no depósito.

Quando a luz de aviso começa a piscar, resta muito pouco combustível no depósito.

Proceda imperativamente a um complemento de combustível para evitar qualquer avaria.

Em caso de falta total de combustível (Diesel), consulte a rubrica "Falta de combustível (Diesel)".

Enquanto o tampão não for colocado novamente no depósito, a chave não pode ser retirada da fechadura.

A abertura do tampão pode dar origem a um ruído de aspiração de ar. Esta depressão, completamente normal, é provocada pela estanqueidade do circuito de combustível.

Com o Stop & Start, nunca efectue um enchimento de combustível quando o motor se encontrar no modo STOP; desligue imperativamente a ignição com a chave.

Enchimento

Enchimento

  1. Abertura da tampa do depósito de combustível.
  2. Abertura do tampão do depósito.
  3. Aperto do tampão do depósito.

Uma etiqueta colada no interior da tampa, indica-lhe o tipo de combustível a utlizar em função da sua motorização.

Os complementos de combustível deverão ser superiores a 5 litros para serem levados em consideração pela sonda de combustível.

Enchimento

Para realizar o enchimento em total segurança:

Uma vez terminado o enchimento:

No caso de introdução de combustível desadequado à motorização do seu veículo o esvaziamento do reservatório é indispensável antes do arranque do motor.

Corte de alimentação de combustível

O seu veículo está equipado com um dispositivo de segurança que corta a alimentação de combustível para o motor em caso de embate.

Diesel

Filtro de partículas

O início de saturação do filtro de partículas é indicado pelo acendimento fixo do avisador, acompanhado por uma mensagem de alerta no ecrã (se existir um ecrã).

Desde que as condições de circulação o permitam, regenere o filtro circulando a uma velocidade de 60km/h, no mínimo, até ao desaparecimento do avisador.

Se o avisador permanecer aceso, trata-se de uma falta de aditivo; consulte o parágrafo "Nível de aditivo no gasóleo".

Num veículo novo, as primeiras operações de regeneração do filtro de partículas podem ser acompanhadas por odores a "queimado" que são normais.

Após um funcionamento prolongado do veículo a uma velocidade muito baixa ou em ralenti, é possível verificar, excepcionalmente, emissões de vapor de água no escape, aquando de acelerações. Estas não têm consequências para o comportamento do veículo nem para o ambiente.

Aditivo no gasóleo

O nível mínimo deste aditivo é indicado pelo acendimento da luz avisadora de serviço, acompanhada por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã (caso exista um ecrã).

Nivelamento

O nivelamento deste aditivo deve, obrigatoriamente, ser efectuado quanto antes pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.

Bloqueador de combustível

Equipa dos veículos com motor Diesel

Dispositivo mecânico para impedir o enchimento de combustível gasolina num depósito de um veículo que funciona a gasóleo.

Evita, assim, a degradação do motor associada a este tipo de incidente.

Situado à entrada do depósito, o bloqueador surge quando o tampão é retirado.

Funcionamento

Funcionamento

Aquando da sua introdução no depósito Diesel, a pistola de gasolina é bloqueada na tampa.

O sistema permanece bloqueado e impede o respectivo enchimento.

Não insista e introduza uma pistola de tipo Diesel.

A utilização de um bidão permanece possível para o enchimento do depósito.

Para assegurar um escoamento adequado do combustível, aproxime a ponteira do bidão sem a colocar directamente contra a tampa do desenganador e verta lentamente.

Deslocações ao estrangeiro

As pistolas de Diesel podem ser diferentes conforme os países. A presença de um bloqueador pode tornar impossível o abastecimento do reservatório.

Os veículos com motor Diesel não estão equipados com bloqueador de combustível, pelo que durante as deslocações ao estrangeiro, aconselhamos que verifique junto de um agente PEUGEOT se o seu veículo está adaptado ao material de abastecimento de combustível existente no país em que irá circular.

Combustível utilizado pelos motores a gasolina

Os motores a gasolina são compatíveis com os biocombustíveis a gasolina do tipo E10 (com 10% de etanol), em conformidade com as normas europeias EN 228 e EN 15376.

Os combustíveis do tipo E85 (com até 85% de etanol) são exclusivamente reservados aos veículos comercializados para a utilização deste tipo de combustível (veículos BioFlex).

A qualidade do etanol deve respeitar a norma europeia EN 15293.

Combustível utilizado pelos motores a gasolina

Combustível utilizado pelos motores a Diesel

Os motores a Diesel são compatíveis com os biocombustíveis em conformidade com as normas europeias, actuais e futuras, podendo ser distribuídos na bomba:

Combustível utilizado pelos motores a Diesel

A utilização de combustível B20 ou B30 que cumpram a norma EN 16709 é possível com o seu motor Diesel. No entanto, esta utilização, mesmo que ocasional, necessita da aplicação rigorosa das condições de manutenção específicas, denominadas de "Deslocações Severas". Para mais informações, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.

A utilização de um outro tipo de (bio) combustível (óleos vegetais ou animais puros ou diluídos, combustível doméstico...) é formalmente proibida (risco de danos do motor e do circuito de combustível).

Apenas é autorizada a utlização de aditivos combustíveis Diesel que cumpram a norma B715000.

Veja também:

Ford Fiesta. Teto solar
CUIDADOS Não deixe as crianças brincarem com o teto solar nem as deixe desacompanhadas dentro do veículo. Elas podem se ferir gravemente. Ao fechar o teto solar, você deve confirmar que ele esteja livre de obstruções e certificar-se de que ...

Ford Fiesta. Informações gerais
CUIDADO O sistema não o isenta da responsabilidade de dirigir com o devido cuidado e atenção. Nota: Ruído de freio ocasional é normal. Se um som metálico, de guincho ou de fricção constante estiver presente, pode ser que as l ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0055