Toyota Etios: Airbags

Os airbags poderão deflagrar se o veículo for submetido a certos tipos de impactos severos que poderão causar ferimentos significativos aos ocupantes. Eles funcionam em conjunto com os cintos de segurança para ajudar a reduzir o risco de ferimentos graves ou fatais.

Airbags

Airbags dianteiros

Airbag do motorista/airbag do passageiro dianteiro

Podem ajudar a proteger a cabeça e tórax do motorista e do passageiro dianteiro contra o impacto aos componentes internos.

Componentes do sistema de airbag

Componentes do sistema de airbag

  1. Luz de advertência do sistema de airbag
  2. Airbag do motorista
  3. Pré-tensionadores e limitadores de força dos cintos de segurança
  4. Conjunto do sensor do airbag
  5. Sensor de impacto dianteiro
  6. Airbag do passageiro dianteiro

Os principais componentes do sistema de airbag estão indicados acima. O sistema de airbag é controlado pelo conjunto do sensor do airbag. Quando os airbags deflagrarem, uma reação química nos deflagradores fará deflagrar rapidamente os airbags com gás atóxico para ajudar a limitar o movimento dos ocupantes.

Se os airbags deflagrarem

Condições operacionais do sistema de airbag

  • Se o veículo atingir um objeto, como por exemplo, um veículo parado ou um poste, que possa mover ou deformar-se com o impacto
  • Se o veículo envolver-se em uma colisão em que a frente do veículo seja preservada, como um acidente em que o veículo entra sob a plataforma/carroçaria de um caminhão, etc.

Condições em que os airbags poderão deflagrar, além de colisão

Os airbags dianteiros também poderão deflagrar se houver impacto severo na extremidade inferior do veículo. Alguns exemplos estão indicados na ilustração.

Condições em que os airbags poderão deflagrar, além de colisão

NOTA

Amortecedores sem a devida manutenção também poderão causar a deflagração dos airbags, em caso de imperfeições da pista.

Tipos de colisões para as quais os airbags não foram projetados para deflagrar

Os airbags dianteiros em geral não deflagram se o veículo for envolvido em uma colisão lateral ou traseira, se capotar, ou ainda em caso de colisão frontal em baixa velocidade.

Tipos de colisões para as quais os airbags não foram projetados para deflagrar

Quando contatar uma Concessionária Autorizada Toyota

Nos casos abaixo, contate uma Concessionária Autorizada Toyota imediatamente.

Quando contatar uma Concessionária Autorizada Toyota

Quando contatar uma Concessionária Autorizada Toyota

ATENÇÃO

Precauções quanto aos airbags

Observe as precauções abaixo sobre os airbags.

A negligência poderá resultar em ferimentos graves ou fatais.

  • O motorista e todos os passageiros do veículo deverão usar os cintos de segurança corretamente. Os airbags são dispositivos complementares para serem usados com os cintos de segurança.
  • O airbag do motorista irá deflagrar com força considerável e causar ferimentos graves ou fatais especialmente se o motorista estiver muito próximo do airbag. Uma vez que a área de risco do airbag do motorista são os primeiros 5,0 - 7,5 cm da deflagração, posicionar-se a 25 cm distante do airbag do motorista irá resultar em margem de segurança suficiente. Esta distância é medida desde o centro do volante de direção até o osso esterno. Se estiver a menos de 25 cm, você poderá alterar a sua postura para dirigir conforme segue:
  • Mova o seu banco para trás o máximo possível, o que ainda lhe permita alcançar os pedais confortavelmente.
  • Recline levemente o encosto do banco. Embora os projetos de veículos variem, muitos motoristas podem alcançar a distância de 25 cm mesmo que o banco do motorista esteja puxado totalmente para frente, bastando reclinar um pouco o encosto do banco. Se reclinar o encosto do banco dificultar a visibilidade da pista, eleve-se usando uma almofada firme e não escorregadia, ou levante o banco se o veículo for equipado com este dispositivo.
  • Se o volante de direção for ajustável, incline-o para baixo. Isto fará o airbag apontar para o seu tórax e não para sua cabeça ou pescoço.

O banco deverá ser ajustado conforme recomendado acima, e ao mesmo tempo permitindo o controle dos pedais, volante de direção e a visualização dos controles do painel de instrumentos.

Precauções quanto aos airbags

  • O airbag do passageiro dianteiro irá deflagrar com força considerável e causar ferimentos graves ou fatais especialmente se o passageiro dianteiro estiver muito próximo do airbag. O banco do passageiro dianteiro deverá estar o mais distante possível do airbag, com o encosto do banco ajustado, de modo que o passageiro dianteiro esteja sentado ereto.
  • Bebês ou crianças muito pequenas para usar o cinto de segurança devem ser adequadamente protegidos com um sistema de segurança para crianças. A Toyota recomenda que eles sejam colocados no banco traseiro devidamente protegidos. O banco traseiro é mais seguro para bebês e crianças.

Precauções quanto aos airbags

  • Não se sente na extremidade do banco nem se apóie no painel.

Precauções quanto aos airbags

  • Não permita que as crianças fiquem em pé na frente da unidade do airbag do passageiro dianteiro ou sentem-se no colo do passageiro dianteiro.
  • Não permita que os ocupantes do banco dianteiro mantenham objetos em seu colo.

Precauções quanto aos airbags

Precauções quanto aos airbags

  • Não fixe objeto algum nem apoie objetos sobre áreas como painel de instrumentos ou almofada do volante de direção. Estes itens poderão tornar-se projéteis durante a deflagração dos sistemas de airbag do motorista e passageiro dianteiro.
  • Não bata nem aplique qualquer esforço à área dos componentes do sistema de airbag. Isto poderá resultar em uma impropriedade do sistema de airbag.
  • Não toque em componente algum dos airbags imediatamente após a deflagração uma vez que poderão estar quentes.
  • Se houver dificuldade para respirar após a deflagração do sistema de airbag, abra uma porta ou vidro para permitir a entrada de ar fresco, ou saia do veículo se houver segurança. Para evitar irritações na pele, lave todos os resíduos assim que possível.
  • Se as áreas do acondicionamento do sistema de airbag, como a almofada do volante de direção estiverem danificadas ou trincadas, providencie a substituição em uma Concessionária Autorizada Toyota.

Modificação e inutilização de componentes do sistema de airbag

Não inutilize o veículo ou faça qualquer das modificações abaixo sem consultar uma Concessionária Autorizada Toyota. Os airbags poderão apresentar uma impropriedade ou deflagrar acidentalmente, resultando em ferimentos graves ou fatais.

  • Instalação, remoção, desmontagem e reparo dos airbags
  • Reparos, modificações, remoção ou substituição do volante de direção, painel de instrumentos ou cobertura do painel de instrumentos
  • Reparos ou modificações no para-lama dianteiro ou para-choque dianteiro
  • Instalação de grade dianteira (protetores de para-choque, etc.), pás para neve ou guinchos para reboque
  • Modificações no sistema da suspensão do veículo
  • Instalação de dispositivos eletrônicos como rádios de comunicação móvel de 2 vias (sistema de transmissão RF) e CD players
Veja também:

Fiat Uno. Aquecimento
Seletor para regular a temperatura do ar: ponteiro no setor vermelho. Seletor do ventilador: botão na velocidade desejada. Seletor para a distribuição do ar: apontar em para aquecer os pés e, ao mesmo tempo, desembaçar o para-brisa; Para enviar ar aos pés e ao ros ...

Citroen C3. Funcionamento automático (consoante a versão)
Para abrir ou fechar o vidro, carregue no comando ou puxe-o para além do ponto de resistência: o vidro abre-se ou fecha-se completamente depois de soltar o comando. Um novo impulso pára o movimento do vidro. Os comandos do elevador eléctrico dos vidr ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0057