Os sistemas de segurança para crianças estão classificados nos 3 tipos abaixo conforme a idade e a estatura da criança.
Cadeira para bebê (bebê conforto)
Crianças até 01 ano de idade (até 13kg): no bebê conforto, presa de costas para o movimento
Cadeira para criança (cadeira conversível)
Crianças de 01 até 04 anos de idade (13 a 18kg): em cadeirinha de segurança
Assento auxiliar ou "booster"
Crianças de 04 até 07 anos e meio de idade: em assento auxiliar ou "booster"
Crianças acima de 07 anos e meio de idade*: com cinto de segurança
* Recomenda-se: Antes de utilizar o cinto de segurança, observe o peso e altura do seu filho, pois o cinto de segurança do veículo é projetado para um adulto com altura mínima de 1,45 m e peso mínimo de 36 kg.
Observe as orientações do fabricante e utilize somente cadeirinhas certificadas pelo INMETRO.
Seleção de um sistema de segurança para crianças apropriado
ATENÇÃO
Uso do sistema de segurança para crianças
O uso de um sistema de segurança para crianças não adequado para o veículo poderá não proteger a criança ou bebê corretamente. A negligência poderá resultar em ferimentos graves ou fatais (em caso de frenagem súbita ou acidente).
Precauções quanto ao sistema de segurança para crianças
- Para a proteção efetiva em acidentes automotivos e frenagens repentinas, a criança deverá ser protegida corretamente, usando um cinto de segurança ou sistema de segurança para crianças conforme a idade e a estatura correspondente. Segurar a criança nos braços não irá substituir o sistema de segurança para crianças. Em um acidente, a criança poderá ser comprimida contra o para-brisa ou entre você e o interior do veículo.
- A Toyota recomenda enfaticamente o uso do sistema de segurança apropriado à estatura da criança e instalado no banco traseiro. Conforme as estatísticas de acidentes, a criança estará mais segura quando estiver devidamente protegida no banco traseiro em comparação ao banco dianteiro.
- Jamais instale no banco do passageiro dianteiro, um sistema de segurança para crianças. Em caso de acidente, a força da deflagração rápida do airbag do passageiro dianteiro poderá resultar em ferimentos graves ou fatais à criança se o sistema de segurança voltado para trás estiver instalado no banco do passageiro dianteiro.
Precauções quanto ao sistema de segurança para crianças
- Siga rigorosamente todas as instruções do fabricante do sistema de segurança para crianças e certifique-se que o sistema está fixado corretamente. Se o sistema não estiver fixado corretamente, a criança estará sujeita a ferimentos graves ou fatais em caso de frenagem súbita, manobra repentina ou acidente.
Se houver crianças no veículo
- Não utilize um assento de criança depois de envolvido em acidente.
- A eficiência do sistema de segurança para criança está na qualidade do assento que deve ser aferida de acordo com as normas técnicas (INMETRO)
- Não permita que as crianças brinquem com o cinto de segurança. Caso o cinto fique torcido ao redor do pescoço da criança, isto poderá causar estrangulamento ou outros ferimentos graves que podem ser fatais. Caso isto ocorra e o cinto não possa ser destravado, corte-o com uma tesoura.
Quando o sistema não estiver sendo utilizado
- Mantenha o sistema fixado no banco mesmo que não esteja sendo utilizado. Não mantenha o sistema solto no compartimento de passageiros.
- Se for necessário soltar o sistema de segurança para crianças, remova-o do veículo ou armazene-o com segurança no porta-malas (sedan) ou compartimento de bagagem (hatchback). Isto irá evitar ferimentos aos passageiros em caso de frenagem súbita, manobra repentina ou acidente.
Ford Fiesta. Luzes indicadoras e de advertência
As seguintes luzes de advertência e
indicadores vão alertar sobre uma
condição do veículo que poderá tornar-se
séria. Algumas luzes irão acender ao dar
partida no veículo para certificar-se de que
estão funcionando. Se alguma ...
Fiat Uno. Destinação de baterias
Todo consumidor/usuário final é
obrigado a devolver sua bateria usada
a um ponto de venda (Resolução CONAMA 401.08 de 04/11/08.
Reciclagem obrigatória:
Não descarte a bateria no
lixo.
Devolva a bateria usada ao
revendedor no ato da troca.
Composição básica: chumbo, ácido ...