Com o auxílio de um líquido denominado AdBlue que contém ureia, um catalisador transforma até 85% dos óxidos de azoto (NOx) em azoto e água, inofensivos para a saúde e o meio ambiente.
O AdBlue encontra-se num depósito específico, de cerca de 15 litros. O seu conteúdo permite uma autonomia de cerca de 18 000 km. Um dispositivo de alerta acciona-se automaticamente quando o nível de reserva é atingido: pode percorrer cerca de 2 400 km antes que o reservatório fique vazio.
Quando o reservatório de AdBlue estiver vazio, um dispositivo regulamentar impede o arranque do motor Quando o sistema SCR apresentar um problema de funcionamento, o nível de emissões do seu veículo deixa de estar em conformidade com a regulamentação Euro 6: o seu veículo torna-se poluente.
No caso de problema de funcionamento confirmado do sistema SCR, deve dirigir-se, o mais rapidamente possível, à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada: após percorridos 1 100 km, um dispositivo será activado automaticamente para impedir o arranque do motor.
Nos dois casos, um indicador de autonomia permite-lhe saber a distância que pode percorrer antes da imobilização do veículo.
Congelamento do AdBlue
O AdBlue gela a temperaturas inferiores a cerca de -11C.
O sistema SCR possui um dispositivo de reaquecimento do depósito de AdBlue que lhe permite colocar o veículo em movimento em todas as condições climáticas.
Toyota Etios. Substituição do pneu furado
Calce os pneus.
Para veículos com calota integral,
remova a calota usando a chave
de aperto.
Para proteger a calota, coloque
um pano entre a chave e a calota.
Solte levemente as porcas da
roda (uma volta).
Manualmente, gire a parte "A" do
macaco, até que o ...
Fiat Uno. Proteção contra os agentes atmosféricos
As principais causas de fenômenos de corrosão são:
Poluição atmosférica
Salinidade e umidade da atmosfera (regiões litorâneas ou com
clima quente e úmido)
Variações climáticas das estações.
Não se deve subestimar também a ação abrasiva da poeira atmosférica e
da ar ...