Fiat Uno: Econômetro

ECONÔMETRO - fig. 38

O econômetro é um instrumento eletrônico sinalizador de consumo de combustível.

Sua função é auxiliar visualmente o motorista na maneira de conduzir o veículo, tentando obter a condição mais econômica possível quanto ao consumo de combustível, levando em conta as condições de tráfego e percurso.

Com o veículo em marcha lenta (velocidade abaixo de 7 km/h), o ponteiro fica estacionado acima da parte superior, fora da escala de indicação. O econômetro entra em operação a partir do momento em que o motorista aciona o pedal do acelerador e inicia um trajeto.

O econômetro somente iniciará a indicação quando o veículo estiver em movimento e com velocidade superior a 7 km/h, situação em que o ponteiro irá deslocar-se para a baixo, percorrendo a escala que vai desde a faixa de cor laranja (menos económico) até a faixa verde (mais económico).

ECONÔMETRO

A condição mais econômica é visualizada com o ponteiro ocupando qualquer ponto da faixa verde da escala.

Quanto mais próximo o ponteiro estiver do início da faixa verde (parte inferior da escala), melhor estará sendo o consumo de combustível.

ATENÇÃO: lembre-se que o econômetro é somente um indicador de referência. A economia de combustível depende fundamentalmente do modo de dirigir adotado pelo motorista.

A esse respeito, veja as indicações em "Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente", no capítulo B.

Veja também:

Toyota Etios. Período de Cobertura Básica
A Toyota do Brasil Ltda., através da sua Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, garante seus veículos em condições normais de utilização, contra defeitos de fabricação de peças ou de montagem, por um período total d ...

Peugeot 208. Revisões
Considerando os prazos das revisões, previstas no plano de manutenção do construtor, está em contagem regressiva em linha com esse prazo. É calculado a partir da última reposição a zeros do indicador, em função dos quil& ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0051