Fiat Uno: Econômetro

ECONÔMETRO - fig. 38

O econômetro é um instrumento eletrônico sinalizador de consumo de combustível.

Sua função é auxiliar visualmente o motorista na maneira de conduzir o veículo, tentando obter a condição mais econômica possível quanto ao consumo de combustível, levando em conta as condições de tráfego e percurso.

Com o veículo em marcha lenta (velocidade abaixo de 7 km/h), o ponteiro fica estacionado acima da parte superior, fora da escala de indicação. O econômetro entra em operação a partir do momento em que o motorista aciona o pedal do acelerador e inicia um trajeto.

O econômetro somente iniciará a indicação quando o veículo estiver em movimento e com velocidade superior a 7 km/h, situação em que o ponteiro irá deslocar-se para a baixo, percorrendo a escala que vai desde a faixa de cor laranja (menos económico) até a faixa verde (mais económico).

ECONÔMETRO

A condição mais econômica é visualizada com o ponteiro ocupando qualquer ponto da faixa verde da escala.

Quanto mais próximo o ponteiro estiver do início da faixa verde (parte inferior da escala), melhor estará sendo o consumo de combustível.

ATENÇÃO: lembre-se que o econômetro é somente um indicador de referência. A economia de combustível depende fundamentalmente do modo de dirigir adotado pelo motorista.

A esse respeito, veja as indicações em "Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente", no capítulo B.

Veja também:

Citroen C3. Luzes dianteiras
Modelo com luzes de halogéneo Luzes diurnas / Luzes de presença (W21/5W). Luzes de mudança de direcção (PY21W). Luzes de cruzamento (H7). Luzes de estrada (H7). Luzes de nevoeiro (PSX24W). Em determinadas condições cli ...

Ford Fiesta. Reabastecimento
CUIDADOS Não tente dar partida se tiver abastecido o tanque de combustível com o combustível errado. Isso poderá danificar o motor. Verifique o sistema em um Distribuidor Ford imediatamente. Não use qualquer tipo de chama ou aquecimento pr&oacu ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2022 www.portalmanual.org 0.0116