Fiat Uno: Econômetro

ECONÔMETRO - fig. 38

O econômetro é um instrumento eletrônico sinalizador de consumo de combustível.

Sua função é auxiliar visualmente o motorista na maneira de conduzir o veículo, tentando obter a condição mais econômica possível quanto ao consumo de combustível, levando em conta as condições de tráfego e percurso.

Com o veículo em marcha lenta (velocidade abaixo de 7 km/h), o ponteiro fica estacionado acima da parte superior, fora da escala de indicação. O econômetro entra em operação a partir do momento em que o motorista aciona o pedal do acelerador e inicia um trajeto.

O econômetro somente iniciará a indicação quando o veículo estiver em movimento e com velocidade superior a 7 km/h, situação em que o ponteiro irá deslocar-se para a baixo, percorrendo a escala que vai desde a faixa de cor laranja (menos económico) até a faixa verde (mais económico).

ECONÔMETRO

A condição mais econômica é visualizada com o ponteiro ocupando qualquer ponto da faixa verde da escala.

Quanto mais próximo o ponteiro estiver do início da faixa verde (parte inferior da escala), melhor estará sendo o consumo de combustível.

ATENÇÃO: lembre-se que o econômetro é somente um indicador de referência. A economia de combustível depende fundamentalmente do modo de dirigir adotado pelo motorista.

A esse respeito, veja as indicações em "Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente", no capítulo B.

Veja também:

Citroen C3. Combustível utilizado pelos motores a gasolina
Os motores a gasolina são compatíveis com os biocombustíveis, em conformidade com as normas europeias atuais e futuras, podendo ser vendidas na bomba: Gasolina conforme a norma EN228 misturada com um combustível que respeite a norma EN15376. Apenas &ea ...

Toyota Etios. Instalação de sistemas de segurança para crianças
Siga as instruções do fabricante do sistema de segurança para crianças. Fixe firmemente os sistemas de proteção nos bancos usando um cinto de segurança ou ancoragens rígidas ISOFIX. Fixe a alça superior ao instalar um sistema de segur ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0065