Fiat Uno: Informações gerais - pneus novos

Fiat Uno / Manutenção do veículo / Rodas e pneus / Informações gerais - pneus novos

Os pneus e as rodas especificados pela Fiat são rigorosamente ajustados ao respectivo modelo/versão do veículo, contribuindo fundamentalmente para a estabilidade do veículo e a segurança dos seus ocupantes.

Recomendamos utilizar exclusivamente pneus e rodas homologados pela Fiat para o modelo/versão do seu veículo, ou seja, pneus radiais do mesmo tipo de construção, fabricante, dimensões e com o mesmo desenho, evitando, assim, riscos.

Utilizar calotas genuínas Fiat.

Os veículos Fiat usam pneus Tubeless, sem câmara de ar. Nunca usar câmaras de ar com estes pneus.

Efetuar a revisão e manutenção dos pneus e das rodas na Rede Assistencial Fiat, que dispõe de ferramentas específicas e das peças necessárias e providencias quanto a eliminação dos pneus velhos como resíduos.

Evitar a substituição individual dos pneus. Se possível, substituir pelo menos os pneus do mesmo eixo, ou seja, os pneus dianteiros e traseiros, aos pares.

Devido às características diferentes de construção e à estrutura do pneu, podem ocorrer diferenças na profundidade do perfil de pneus novos, de acordo com a versão e o fabricant

A posição de montagem dos pneus está indicada nas laterais por exemplo: INSIDE (parte interna) e OUTSIDE (parte externa). Em alguns pneus a posição de montagem pode ser identificada por uma seta. Caso não haja indicação da posição de montagem, a mesma pode ser realizada sem vínculo de posição. É importante que seja sempre mantido o sentido de rodagem indicado, assegurando-se desse modo, um melhor aproveitamento das características relacionadas com aquaplanagem, aderência, ruídos e desgaste.

Atenção! Pneus novos apresentam melhor aderência após percorrerem pelo menos 150 km.

Não circule com pneus em mau estado (ex.: bolhas, furos, desgaste acentuado).

Nestas condições, poderá provocar seu estouro, acidentes e lesões.

O pneu envelhece mesmo se pouco usado. Rachaduras na borracha da banda de rodagem e nas laterais são sinais de envelhecimento. Pneus montados há mais de 5 anos necessitam passar por uma avaliação técnica. Atente-se para controlar também a roda sobressalente.

Em caso de substituição, montar sempre pneus novos, optando por pneus homologados FIAT.

Leitura correta dos pneus - fig. 16 Para uma escolha certa é importante saber identificar as características e dimensões do pneu corretamente. Os pneus radiais, por exemplo, apresentam a seguinte inscrição nos flancos:

INFORMAÇÕES GERAIS - PNEUS NOVOS

Exemplo: 175/70R14 88H

175 - Largura nominal do pneu em mm (S)
70 - Relação altura/largura em % (H/S
R - Tipo de construção - código de radial
14 - Diâmetro da roda em polegadas ()
88 - Índice de capacidade de carga
H - Índice de velocidade máxima

Os pneus podem ter também informações do sentido de marcha e referência de pneus com versão reforçada (Reinforced). A data de fabricação também está indicada no flanco do pneu, podendo estar na parte INTERNA ou EXTERNA. Por exemplo: DOT... 4509 - significa que o pneu foi produzido na 45ª semana do ano de 2009.

Veja também:

Citroen C3. Recolocação de um encosto de cabeça
Insira as hastes do encosto de cabeça nas guias das costas do assento correspondente. Empurre o encosto de cabeça até parar. Pressione o pino A para libertar o encosto de cabeça e empurre para baixo. Proceda à regulação em altura. ...

Toyota Etios. Dados de manutenção (combustível, nível de óleo, etc.)
Dimensões Sedan Hatchback *1: Veículos descarregados *2: Com pneus 175/65R14 *3: Com pneus 185/60R15 Identificação do veículo Número de identificação do veículo O número de identificação do veículo ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.portalmanual.org 0.2594