Fiat Uno: Informações gerais - pneus novos

Fiat Uno / Manutenção do veículo / Rodas e pneus / Informações gerais - pneus novos

Os pneus e as rodas especificados pela Fiat são rigorosamente ajustados ao respectivo modelo/versão do veículo, contribuindo fundamentalmente para a estabilidade do veículo e a segurança dos seus ocupantes.

Recomendamos utilizar exclusivamente pneus e rodas homologados pela Fiat para o modelo/versão do seu veículo, ou seja, pneus radiais do mesmo tipo de construção, fabricante, dimensões e com o mesmo desenho, evitando, assim, riscos.

Utilizar calotas genuínas Fiat.

Os veículos Fiat usam pneus Tubeless, sem câmara de ar. Nunca usar câmaras de ar com estes pneus.

Efetuar a revisão e manutenção dos pneus e das rodas na Rede Assistencial Fiat, que dispõe de ferramentas específicas e das peças necessárias e providencias quanto a eliminação dos pneus velhos como resíduos.

Evitar a substituição individual dos pneus. Se possível, substituir pelo menos os pneus do mesmo eixo, ou seja, os pneus dianteiros e traseiros, aos pares.

Devido às características diferentes de construção e à estrutura do pneu, podem ocorrer diferenças na profundidade do perfil de pneus novos, de acordo com a versão e o fabricant

A posição de montagem dos pneus está indicada nas laterais por exemplo: INSIDE (parte interna) e OUTSIDE (parte externa). Em alguns pneus a posição de montagem pode ser identificada por uma seta. Caso não haja indicação da posição de montagem, a mesma pode ser realizada sem vínculo de posição. É importante que seja sempre mantido o sentido de rodagem indicado, assegurando-se desse modo, um melhor aproveitamento das características relacionadas com aquaplanagem, aderência, ruídos e desgaste.

Atenção! Pneus novos apresentam melhor aderência após percorrerem pelo menos 150 km.

Não circule com pneus em mau estado (ex.: bolhas, furos, desgaste acentuado).

Nestas condições, poderá provocar seu estouro, acidentes e lesões.

O pneu envelhece mesmo se pouco usado. Rachaduras na borracha da banda de rodagem e nas laterais são sinais de envelhecimento. Pneus montados há mais de 5 anos necessitam passar por uma avaliação técnica. Atente-se para controlar também a roda sobressalente.

Em caso de substituição, montar sempre pneus novos, optando por pneus homologados FIAT.

Leitura correta dos pneus - fig. 16 Para uma escolha certa é importante saber identificar as características e dimensões do pneu corretamente. Os pneus radiais, por exemplo, apresentam a seguinte inscrição nos flancos:

INFORMAÇÕES GERAIS - PNEUS NOVOS

Exemplo: 175/70R14 88H

175 - Largura nominal do pneu em mm (S)
70 - Relação altura/largura em % (H/S
R - Tipo de construção - código de radial
14 - Diâmetro da roda em polegadas ()
88 - Índice de capacidade de carga
H - Índice de velocidade máxima

Os pneus podem ter também informações do sentido de marcha e referência de pneus com versão reforçada (Reinforced). A data de fabricação também está indicada no flanco do pneu, podendo estar na parte INTERNA ou EXTERNA. Por exemplo: DOT... 4509 - significa que o pneu foi produzido na 45ª semana do ano de 2009.

Veja também:

Toyota Etios. Rebocamento de trailer/reboque
A Toyota não recomenda o rebocamento um trailer/reboque usando o seu veículo. A Toyota também não recomenda a instalação de engate ou o uso de suporte para cadeira de rodas, scooter, bicicleta, etc. O seu veículo não foi projetado para o reb ...

Toyota Etios. Sistema do imobilizador do motor
As chaves do veículo possuem chips transponder integrados que impedem a partida do motor se a chave não for registrada anteriormente no computador de bordo do veículo. Ao sair do veículo, jamais deixe as chaves no seu interior. Este sistema foi projetado para impedi ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2022 www.portalmanual.org 0.0171