O correto funcionamento dos dispositivos antipoluentes não só garante o respeito ao meio ambiente, mas influi também no rendimento do veículo.
Assim, manter em boas condições estes dispositivos é a primeira regra para uma direção ao mesmo tempo ecológica e econômica.
A primeira precaução é seguir cuidadosamente o plano de Manutenção Programada.
Para os motores a gasolina, use somente gasolina sem chumbo.
Se a partida for difícil, não insista com tentativas prolongadas. Evite, principalmente, empurrar, rebocar ou usar descidas; são todas manobras que podem danificar o conversor catalítico.
Use somente uma bateria auxiliar (ver "Partida com bateria auxiliar" no capítulo "EM EMERGÊNCIA").
Se, durante a marcha, o motor não funcionar bem, prossiga reduzindo ao mínimo indispensável a exigência de desempenho do motor e dirija-se, logo que puder, à Rede Assistencial Fiat.
Quando acender a luz-espia de reserva de combustível, abastecer assim que for possível. Um baixo nível do combustível poderia causar uma alimentação irregular do motor, e como consequência, possíveis danos ao conversor catalítico.
Não ligar o motor, mesmo que só para testar, com uma ou mais velas desligadas.
Não aquecer o motor em marcha lenta antes de partir, a não ser que a temperatura externa esteja muito baixa e, mesmo neste caso, não por mais de 30 segundos.
A retirada do conversor catalítico, além de não contribuir para aumentar o desempenho do veículo, ocasiona poluição desnecessária e constitui um claro desrespeito à legislação ambiental para veículos automotores.
No seu funcionamento normal, o conversor catalítico atinge elevadas temperaturas.
Assim, não estacione o veículo sobre material inflamável (grama, folhas secas, folhas de pinheiro, etc.): pois há perigo de incêndio.
Não instale outros anteparos de calor e nem remova os existentes colocados sobre o conversor catalítico e o tubo de escapamento.
Não borrifar nenhum produto sobre o conversor catalítico, a sonda lambda e o tubo de escapamento.
A falta de respeito a estes procedimentos pode causar incêndio.
Citroen C3. Ao ligar a ignição
Determinadas luzes avisadoras de alerta
acendem-se no quadro de bordo, durante
alguns segundos, ao ligar a ignição.
Aquando do arranque do motor, estas luzes
devem apagar-se.
Em caso de persistência, antes de colocar
o veículo em movimento, consulte a luz
avisad ...
Toyota Etios. Comutar informações no mostrador
Pressione (TEXT) para apresentar
ou ocultar o título do CD.
Se houver textos a seguir, será
apresentado.
Pressione e mantenha pressionado
(TEXT) para apresentar os
textos restantes.
Mostrador
Conforme o conteúdo gravado, os caracteres poderão não ...