Ford Fiesta: Informações gerais

Ford Fiesta / Rodas e pneus / Informações gerais

Um decalque com dados sobre a pressão dos pneus fica situado no vão da porta do motorista.

Verifique e calibre os pneus à temperatura ambiente na qual você pretende dirigir o veículo, e com os pneus frios.

Nota: Verifique a pressão dos pneus regularmente para otimizar a economia de combustível.

Nota: Use apenas rodas e pneus de tamanhos aprovados. O uso de outros tamanhos pode danificar o veículo e invalidar a Aprovação de Tipo Nacional.

Nota: Se você instalar pneus com diâmetro diferente do equipamento de fábrica, o velocímetro pode não exibir a velocidade correta. Leve seu veículo até um Distribuidor Ford para reprogramar o sistema de gerenciamento do motor

Cuidado com os Pneus

Nota: Ao estacionar ao lado de um meio-fio, não toque na parede lateral do pneu.

Se você tiver que estacionar em uma subida, faça-o lentamente e com as rodas em ângulo reto com relação ao meio-fio.

Examine as bandas de rodagem periodicamente, a fim de verificar a existência de objetos estranhos ou desgaste não uniforme. O desgaste desigual pode indicar que o alinhamento de roda não está de acordo com a especificação.

Verifique a pressão dos pneus (incluindo o estepe), quando frios, a cada duas semanas ou antes de iniciar uma viagem.

Riscos na Estrada

Independentemente de seu cuidado ao dirigir, sempre há a possibilidade de um eventual pneu furado na estrada. Dirija lentamente até a área de segurança mais próxima fora do tráfego. Isto pode danificar o pneu furado ainda mais, mas sua segurança é mais importante.

Se você sentir uma vibração ou perturbação súbita ao dirigir, ou se você suspeitar que o pneu ou o veículo foi danificado, reduza imediatamente a velocidade. Dirija com cuidado até chegar com segurança ao acostamento. Pare e inspecione os pneus para ver se há danos.

Se o pneu estiver descalibrado ou danificado, remova-o e troque-o pelo estepe.

Alinhamento

Um impacto forte ao bater no meio-fio ou passar em um buraco pode desalinhar a suspensão dianteira do veículo ou danificar os pneus. Se o veículo puxar para um lado enquanto você estiver dirigindo, as rodas podem estar fora de alinhamento. Sua concessionária autorizada deve verificar periodicamente o alinhamento das rodas.

O desalinhamento das rodas dianteiras ou traseiras pode causar desgaste desigual e rápido da banda de rodagem dos pneus, e deve ser corrigido por uma concessionária autorizada. As rodas motrizes e os veículos com suspensão traseira independente podem precisar de alinhamento das quatro rodas.

Um conjunto pneu e roda desbalanceado pode resultar em desgaste irregular do pneu.

Nota: A falha do pneu devido à falta de alinhamento ou balanceamento não é coberta pela garantia.

Nota: O alinhamento e balanceamento é responsabilidade do proprietário do veículo.

Rodízio dos pneus

Nota: Se seus pneus tiverem desgaste desigual ou prematuro, verifique o alinhamento e balanceamento das rodas ou corrija quaisquer problemas mecânicos que possam surgir antes de fazer o rodízio dos pneus.

Nota: Depois de fazer o rodízio dos pneus, a pressão de calibração deve ser conferida e ajustada conforme as necessidades do veículo.

Para garantir desgaste uniforme e maior durabilidade dos pneus dianteiros e traseiros do veículo, é recomendável fazer rodízio dos pneus em intervalos regulares, como descrito no capítulo Manutenção programada. Faça o rodízio dos pneus conforme mostrado no gráfico a intervalos regulares de 10.000 km.

Rodízio dos pneus

Veja também:

Fiat Uno. Partida do motor
É perigoso deixar o motor funcionando em local fechado. O motor consome oxigênio e libera gás carbônico, monóxido de carbono e outros gases tóxicos. Antes de dar partida no motor: Verificar se o freio de mão está acionado. Colocar a alavanca do câmbio em ponto morto ...

Peugeot 208. Rebocamento
Instruções para fazer rebocar o seu veículo ou rebocar outro veículo com um dispositivo mecânico amovível. Acesso às ferramentas O gancho de reboque encontra-se instalado na mala, sob o tapete. Para aceder: abra a mala, levante o tape ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0071