Ford Fiesta: Verificação do líquido de arrefecimento do motor

Ford Fiesta / Manutenção / Verificação do líquido de arrefecimento do motor

CUIDADO

Não permita que o fluido entre em contato com a pele ou os olhos. Se isto acontecer, enxágue as áreas afetadas imediatamente com bastante água e procure um médico.

Nota: Certifique-se de que o nível esteja entre as marcas MIN e MAX.

Nota: O líquido de arrefecimento se expande quando quente. O nível pode então ultrapassar a marca MAX.

Acrescentando líquido de arrefecimento do motor

CUIDADOS

Só acrescente líquido de arrefecimento quando o motor estiver frio. Se o motor estiver quente, espere 10 minutos até o motor esfriar.

Não remova a tampa de abastecimento quando o motor estiver funcionando.

Não remova a tampa de abastecimento do reservatório quando o motor estiver quente.

Espere o motor esfriar.

CUIDADOS

O líquido de arrefecimento não diluído é inflamável e pode se incendiar se vazar sobre o escapamento quente.

Nota: Ao fazer a inspeção ou a substituição da tampa, deve-se fazer com o carro desligado e frio, para evitar lesões ou queimaduras.

Nota: Em uma emergência, você pode acrescentar só água ao sistema de arrefecimento para chegar até uma oficina para a manutenção do veículo. Verifique o sistema em um Distribuidor Ford o quanto antes.

Nota: O uso prolongado de uma diluição incorreta do líquido de arrefecimento pode causar danos ao motor por corrosão, superaquecimento ou congelamento.

Nota: Não acrescente líquido de arrefecimento acima da marca MAX.

Nota: Se os níveis do líquido de arrefecimento estiverem fora da faixa operacional padrão o desempenho do sistema pode ser comprometido; procure um Distribuidor Ford imediatamente.

Nota: A tampa do reservatório de expansão do sistema de arrefecimento deve ser inspecionada e limpa a cada intervalo de 3 anos aproximadamente. Caso haja evidências de deterioração do anel de vedação, a tampa deverá ser substituída.

Nota: É normal formação de bolhas de ar no reservatório de expansão do liquido do radiador.

  1. Remova a tampa de abastecimento. A pressão vai escapar lentamente na medida em que você solta a tampa.
  2. Acrescente uma mistura de 50% de líquido de arrefecimento e 50% de água, usando um fluido que atenda as especificações da Ford. Consulte Especificações técnicas
  3. Reinstale a tampa de abastecimento.  Gire-a até sentir uma resistência forte.

Verificação do fluido da transmissão automática

Nota: O fluido de transmissão deve ser verificado por um Distribuidor Ford. Se necessário, o fluido deve ser adicionado por um Distribuidor Ford.

A transmissão automática não tem uma vareta de nível do fluido de transmissão.

Execute uma inspeção em um Distribuidor Ford e troque o fluido da transmissão no intervalo de manutenção correto. Consulte Realização de serviços no seu veículo. Sua transmissão não consome o fluído. No entanto, o nível do fluído deve ser verificado se a transmissão não estiver funcionando corretamente, (ou seja, se a transmissão deslizar ou deslocar lentamente) ou se você notar algum sinal de vazamento do fluido.

Não utilize aditivos de fluído de transmissão suplementares, tratamentos ou agentes de limpeza. A utilização desses materiais pode afetar a operação de transmissão e resultar em danos aos componentes internos da transmissão.

Veja também:

Ford Fiesta. Princípios de funcionamento
CUIDADOS Perigo extremo! Nunca use um sistema de fixação de crianças voltado para trás em um banco protegido por um airbag ativo na frente dele. Isto pode resultar em lesões graves ou morte da criança. Não modifique a frente do ve&i ...

Peugeot 208. Bateria de 12 V
Modo de execução para efectuar o arranque do motor a partir de outra bateria ou para recarregar a sua bateria descarregada. Generalidades Baterias de arranque de chumbo As baterias possuem substâncias nocivas como ácido sulfúrico e chumbo. ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2021 www.portalmanual.org 0.0191