Peugeot 208: Cintos de segurança

Peugeot 208 / Segurança / Cintos de segurança

Dianteiros

Dianteiros

Os cintos de segurança dianteiros encontramse equipados com um sistema de pré-tensão pirotécnica e limitador de esforço.

Este sistema permite melhorar a segurança dos lugares dianteiros, aquando de colisões frontais e laterais. Dependendo da gravidade da colisão, o sistema de pré-tensão pirotécnica estica instantaneamente os cintos de segurança e fá-los aderir ao corpo dos ocupantes.

Os cintos com pré-tensão pirotécnica são activados ao ligar a ignição.

O limitador de esforço atenua a pressão do cinto de segurança contra o tórax do ocupante, melhorando deste modo o nível de protecção.

Dianteiros

Colocar

Remover

Dianteiros

Regulação em altura (5 portas)

Aviso

Não colocação / remoção.

Ao ligar a ignição, esta luz de aviso acende-se no visor do quadro de bordo.

Fica aceso algum tempo se o passageiro da frente não apertar o cinto de segurança.

Passado esse tempo, a luz de aviso apaga-se se o cinto de segurança for apertado.

A partir de cerca de 20 km/h e durante 2 minutos, se o condutor e/ou o passageiro da frente não apertar o cinto de segurança, esta luz de aviso fica intermitente e é acompanhada por um sinal sonoro crescente. Passado 2 minutos, esta luz de aviso permanece acesa enquanto o condutor e/ou o passageiro nos bancos dianteiros não colocarem o cinto.

Traseiros

Traseiros

Os lugares traseiros estão equipados com um cinto de segurança cada um, com três pontos de fixação e, para os lugares laterais, um limitador de esforço.

Colocar

Remover

Luz de aviso

Remoção.

A partir de cerca de 20 km/h e durante 2 minutos, esta luz de aviso fica intermitente acompanhada por um sinal sonoro crescente, quando um ou vários passageiros nos bancos traseiros retirarem os seus cintos.

Passado 2 minutos, esta luz de aviso permanece acesa enquanto um ou vários passageiros nos bancos traseiros não colocarem os seus cintos.

Conselhos

O condutor deve certificar-se que os passageiros utilizam correctamente os cintos de segurança e que os mesmos se encontram bem colocados antes de colocar o veículo em movimento.

Seja qual for o seu lugar no veículo, coloque sempre o cinto de segurança, mesmo para trajectos curtos.

Não inverta os cintos, pois nesse caso eles não assegurariam correctamente a sua função.

Os cintos de segurança estão equipados com um enrolador que permite o ajuste automático do comprimento do cinto à morfologia do utilizador. A arrumação do cinto de segurança efectua-se automaticamente sempre que este não estiver a ser utilizado.

Antes e depois da sua utilização, assegure-se de que o cinto está correctamente enrolado.

A parte inferior do cinto deve estar posicionada o mais abaixo possível sobre a bacia.

A parte superior deve estar posicionada na parte côncava do ombro.

Os enroladores estão equipados com um dispositivo de bloqueio automático aquando de uma colisão, de uma travagem de emergência ou do capotamento do veículo. É possível desbloquear o dispositivo puxando o cinto com força e soltando-o para que se enrole ligeiramente.

Para ser eficiente, um cinto de segurança :

  • deve ser mantido esticado o mais perto do corpo possível,
  • deve ser puxado para a frente por um movimento regular, verificando que não fica enrolado,
  • deve ser utilizado apenas por uma pessoa,
  • não deve apresentar sinais de cortes ou de desgaste,
  • não deve ser transformado ou modificado para não alterar o desempenho.

Dadas as regras de segurança em vigor, para qualquer intervenção nos cintos de segurança do seu veículo, dirija-se a uma oficina qualificada que possua competências e material adaptado, existente também na rede PEUGEOT.

Solicite a verificação periódica dos seus cintos de segurança pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada e, especialmente, se os cintos apresentarem sinais de deterioração.

Limpe os cintos com água e sabão ou um produto de limpeza para têxteis, vendido na rede PEUGEOT.

Depois de rebater ou mudar um banco ou o banco traseiro de lugar, assegure-se de que o cinto se encontra na posição correcta e devidamente enrolado.

Recomendações para as crianças

Utilize uma cadeira para crianças adaptada, se o passageiro tiver menos de 12 anos ou medir menos de um metro e cinquenta.

Nunca utilize o mesmo cinto de segurança para várias pessoas.

Nunca transporte uma criança sobre os joelhos.

Para mais informações sobre as cadeiras para crianças, consulte a rubrica correspondente.

Em caso de colisão

Em função da natureza e da importância das colisões, o dispositivo pirotécnico pode iniciar-se antes e independentemente do accionamento dos airbags. O accionamento dos pré-tensores é acompanhado por uma ligeira libertação de fumo inofensivo e por um ruído, devido à activação do cartucho pirotécnico integrado no sistema.

De qualquer forma, o avisador dos airbags acende-se.

Após uma colisão, solicite a verificação e eventual substituição do sistema de cintos de segurança pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.

Veja também:

Fiat Uno. Regulagens personalizadas
BANCOS - fig. 4 Qualquer regulagem deve ser feita exclusivamente com o veículo parado. Regulagem no sentido longitudinal Levantar a alavanca A e empurrar o banco para a frente ou para trás. Ao soltar a alavanca, verificar se o banco está bem travado, tentando empurrá-lo para a frente e pa ...

Citroen C3. Destrancamento / Trancamento total do veículo com a chave
Estes procedimentos devem ser utilizados nos seguintes casos: pilha do comando gasta, avaria do telecomando, veículo numa zona de fortes radiação electromagnética. No primeiro caso, também pode proceder também à troca da pilha do teleco ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2021 www.portalmanual.org 0.0145