Toyota Etios: Chave de ignição

Partida do motor

  1. Verifique se o freio de estacionamento está aplicado.
  2. Verifique se a alavanca de mudança de marcha está posicionada em P (transmissão automática) ou N (transmissão manual).
  3. Pressione firmemente o pedal do freio.
  4. Posicione a chave de ignição em "ON".

    A luz indicadora  poderá acender e "Aguarde o Pré-aquecimento" poderá ser apresentado no mostrador multifunção. Se o indicador acender e for apresentado no mostrador, aguarde até que a luz apague.

  5. Gire a chave de ignição para a posição "START" para acionar a partida do motor.

Alterar a posição da chave de ignição

Alterar a posição da chave de ignição

  1. "LOCK". O volante de direção está travado e a chave pode ser removida. (Veículos com transmissão automática: A chave pode ser removida apenas com a alavanca de mudança de marcha posicionada em P).
  2. "ACC". Alguns componentes elétricos, como a saída de energia podem ser usados.
  3. "ON". Todos os componentes elétricos podem ser usados.
  4. "START". Partida do motor.

Se não houver partida do motor

Quando o volante de direção não puder ser destravado

Quando o volante de direção não puder ser destravado

Durante a partida do motor, a chave de ignição poderá parecer estar emperrada na posição "LOCK". Para liberá-la, gire a chave e mova o volante de direção levemente em qualquer sentido.

ATENÇÃO

Partida do motor

Sempre acione a partida enquanto estiver sentado no banco do motorista.

Em circunstância alguma pressione o pedal do acelerador durante a partida do motor.

A negligência poderá causar um acidente, resultando em ferimentos graves ou fatais.

Cuidados durante a condução

Não posicione a chave de ignição em "LOCK" durante a condução. Em caso de emergência, se for necessário desligar o motor enquanto o veículo estiver em movimento, posicione a chave em "ACC". Isto poderá resultar em acidente se o motor for desligado durante a condução.

NOTA

Para evitar a descarga da bateria

Não mantenha a chave de ignição posicionada em "ACC" ou "ON" durante longos períodos sem que o motor esteja funcionando.

Partida do motor

  • Não force a ignição por mais de 30 segundos por vez. Isto poderá superaquecer os sistemas do motor de partida e as fiações elétricas do veículo.
  • Não acelere um motor frio.
  • Se a partida do motor for difícil, ou se o motor morrer frequentemente, providencie imediatamente a inspeção do motor em uma Concessionária Autorizada Toyota.
Veja também:

Fiat Uno. Sistema flex (combustível etanol e/ ou gasolina)
O sistema FLEX foi projetado para proporcionar total flexibilidade na alimentação do motor do veículo, permitindo a utilização de etanol ou de gasolina indistintamente. O combustível pode ser adicionado no reservatório na proporção que o usuário julgar conveniente para o uso. ...

Peugeot 208. Stop & Start
O sistema coloca o motor momentaneamente em espera - modo STOP - nas fases de paragem durante a deslocação do veículo (semáforos vermelhos, engarrafamentos, ...). É efectuado o arranque do motor automaticamente - modo START - assim que pretender colocar novam ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2022 www.portalmanual.org 0.0069