Toyota Etios: Porta traseira (hatchback)

A porta traseira pode ser travada/destravada e aberta conforme os procedimentos a seguir.

Travamento e destravamento da porta traseira (veículos com interruptor de abertura da porta traseira)

Chaves

Controle remoto

Interruptor de travamento das portas

Abertura da porta traseira por dentro do veículo (veículos sem interruptor de abertura da porta traseira)

Abertura da porta traseira por dentro do veículo (veículos sem interruptor de abertura da porta traseira)

Puxe a alavanca para cima para destravar a porta traseira.

Abertura da porta traseira por fora do veículo

Veículos sem interruptor de abertura da porta traseira

Abertura da porta traseira por fora do veículo

Gire a chave no sentido horário para destravar a porta traseira.

Veículos com interruptor de abertura da porta traseira

Veículos com interruptor de abertura da porta traseira

Pressione o interruptor de abertura da porta traseira e levante-a. Caso a porta não esteja totalmente destravada, pressione o interruptor novamente.

Ao fechar a porta traseira

Ao fechar a porta traseira

Abaixe a porta traseira usando a maçaneta interna da porta, e certifique-se de pressionar a porta traseira por fora para fechá-la.

Quando não for possível abrir a porta traseira pressionando-se o interruptor de abertura da porta traseira

Pressione o interruptor novamente para abrir a porta traseira.

ATENÇÃO

Cuidados durante a condução

  • Mantenha a porta traseira fechada quando o veículo estiver em movimento. Se a porta traseira for deixada aberta, a mesma poderá atingir objetos próximos com o veículo em movimento ou a bagagem poderá ser atirada inesperadamente, provocando acidentes. Além disso, os gases de escapamento poderão entrar no veículo, resultando em morte ou riscos graves à saúde. Certifique-se de fechar a porta traseira antes de dirigir.
  • Antes de dirigir o veículo, certifique-se de que a porta traseira esteja completamente fechada. Caso a porta traseira não esteja completamente fechada, ela poderá abrir inesperadamente com o veículo em movimento, provocando um acidente.
  • Jamais deixe que alguém fique sentado no compartimento de bagagem. No caso de uma frenagem súbita, manobra repentina ou acidente, os passageiros estarão mais susceptíveis a ferimentos graves ou fatais.

Se houver crianças no veículo

Observe as precauções abaixo.

A negligência poderá resultar em ferimentos graves ou fatais.

  • Não permita que crianças brinquem no compartimento de bagagem. Caso uma criança fique presa acidentalmente no compartimento de bagagem, poderá ter exaustão térmica ou outros ferimentos.
  • Não permita que crianças abram ou fechem a porta traseira. Isto poderá acionar inesperadamente a porta traseira, ou as mãos, cabeça ou pescoço da criança poderão ser atingidos pelo fechamento da porta traseira.

Operação da porta traseira

Observe as precauções abaixo.

Caso as instruções não sejam seguidas, partes do corpo poderão ficar presas, resultando em ferimentos graves ou fatais.

  • Remova da porta traseira quaisquer cargas pesadas, como neve ou gelo, antes de abri-la. A negligência quanto a esta instrução, poderá fechar novamente a porta traseira após sua abertura.
  • Ao abrir ou fechar a porta traseira, faça uma verificação completa para certificar-se de que a área próxima está segura.
  • Caso alguma pessoa esteja nas proximidades, certifique-se de que esteja em um local seguro e avise-a de que a porta traseira será aberta ou fechada.
  • Seja cauteloso ao abrir ou fechar a porta traseira quando estiver ventando, uma vez que a porta poderá se mover bruscamente sob a ação de vento forte.

Operação da porta traseira

  • A porta traseira poderá fechar repentinamente caso não tenha sido aberta totalmente. É mais difícil abrir ou fechar a porta traseira em um local com declive/ aclive do que em uma superfície plana, portanto esteja atento quanto à possibilidade da porta abrir ou fechar inesperadamente. Certifique-se de que a porta traseira esteja totalmente aberta e segura antes de utilizar o compartimento de bagagem.

Operação da porta traseira

  • Ao fechar a porta traseira, seja extremamente cauteloso para evitar que seus dedos, etc. fiquem presos.
  • Ao fechar a porta traseira, certifique-se de pressioná-la levemente sobre sua superfície externa. Se a maçaneta da porta traseira for utilizada para fechá-la totalmente, as mãos ou os braços poderão ficar presos.
  • Ao fechar a porta traseira, não puxe e não se pendure no suporte do amortecedor da porta. As mãos podem ficar presas ou o suporte do amortecedor da porta traseira pode quebrar, ocasionando um acidente.
  • A porta traseira poderá fechar novamente após sua abertura, se um suporte para bicicletas ou objeto pesado similar for instalado, fazendo com que as mãos, cabeça ou pescoço fiquem presos ou feridos. Ao instalar um acessório na porta traseira, recomendamos a utilização de peças genuínas Toyota.

NOTA

Suporte do amortecedor da porta traseira

A porta traseira está equipada com suporte do amortecedor que mantem a porta aberta.

Observe as precauções abaixo.

A negligência quanto a estas precauções poderá danificar o suporte do amortecedor da porta traseira, resultando em impropriedade.

Suporte do amortecedor da porta traseira

  • Não coloque objetos estranhos, tais como adesivos ou folhas plásticas na haste do suporte do amortecedor.
  • Não toque a haste do suporte do amortecedor com luvas ou artigos de tecido.
  • Não instale quaisquer acessórios que não sejam peças genuínas Toyota na porta traseira.
  • Não coloque sua mão no suporte do amortecedor nem o force lateralmente.
Veja também:

Citroen C3. Com ecrã táctil
Funcionamento Prima esta tecla. O avisado da tecla acende. O sistema gere automaticamente o ar condicionado, o débito de ar, a entrada de ar e distribui a ventilação de forma ideal para o pára-brisas e para os vidros laterais. Paragem Parar o desligar, prima ...

Citroen C3. Reinstalar os bancos
Verifique, previamente, que os cintos de segurança laterais estão devidamente esticados verticalmente ao lado dos anéis de trancamento dos bancos. Reposicione o banco 2 e empurre-o com força para fixar o seu sistema de trancame ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0052