Toyota Etios: Reabastecimento

Abrir a tampa do tanque de combustível

Execute as etapas abaixo para abrir a tampa do tanque de combustível.

Antes de reabastecer o veículo

Abrir a tampa do tanque de combustível

Abrir a tampa do tanque de combustível

1. Puxe o dispositivo de abertura para abrir a portinhola do tanque de abastecimento.

Abrir a tampa do tanque de combustível

2. Para abrir, gire lentamente a tampa do tanque de combustível.

3. Mantenha a tampa fixada atrás da a portinhola do tanque de abastecimento.

Sedan

Sedan

Hatchback

Hatchback

Fechar a tampa do tanque de combustível

Fechar a tampa do tanque de combustível

Após o reabastecimento, gire a tampa do tanque de combustível até ouvir um "click". Após soltar, a tampa irá girar levemente no sentido oposto.

Tipos de combustível

Reabastecimento

Observe as precauções abaixo ao alterar os combustíveis, para manter o desempenho de partida e condução.

Abertura do tanque de combustível para gasolina sem chumbo

Para impedir o reabastecimento com combustível incorreto, a abertura do tanque de combustível somente permite a entrada de bocal especial para bombas de combustível sem chumbo.

Capacidade do tanque de combustível

Aproximadamente 45 L

Capacidade do sub-tanque

Aproximadamente 0,5 L

NOTA

Nota sobre a qualidade do combustível

  • Não use combustíveis com qualidade fora da especificada na legislação vigente. O uso de combustíveis adulterados resultará em danos ao motor.
  • Não use gasolina com chumbo. A gasolina com chumbo causará perda de efetividade do conversor catalítico e funcionamento incorreto do sistema de controle de emissões.
  • Veículos com motor flex: Recomendamos o abastecimento completo do tanque com gasolina a cada 10.000 km para ajudar a limpeza do sistema de combustível e manter o bom desempenho do motor.

ATENÇÃO

Reabastecimento do veículo

Observe as precauções abaixo durante o reabastecimento do veículo.

A negligência poderá resultar em ferimentos graves ou fatais.

  • Após sair do veículo e antes de abrir a tampa de abastecimento de combustível, toque uma superfície metálica sem pintura para descarregar toda eletricidade estática. É importante descarregar toda eletricidade estática antes do reabastecimento pois as faíscas resultantes da eletricidade estática poderão causar a ignição dos vapores de combustível.
  • Sempre segure as empunhaduras da tampa do tanque de combustível e gire-a lentamente para removê-la. Um assobio poderá ser ouvido quando a tampa soltar. Aguarde até que o ruído cesse antes de remover a tampa. Nas altas temperaturas, o combustível pressurizado poderá jorrar do tanque de abastecimento e causar ferimentos.
  • Não permita a ninguém que não tenha descarregado a eletricidade estática do corpo que se aproxime do tanque de combustível aberto.
  • Não inale o combustível vaporizado. O combustível contém substâncias perigosas se for inalado.
  • Não fume durante o reabastecimento do combustível. Isto poderá causar a ignição do combustível e resultar em incêndio.
  • Não retorne ao veículo ou toque em qualquer pessoa ou objeto que esteja carregado estaticamente. Isto poderá causar formação de eletricidade estática, resultando em possível risco de combustão espontânea.

Ao reabastecer

Observe as precauções abaixo para evitar transbordamento de combustível do tanque:

  • Fixe firmemente o bocal de combustível no tanque de abastecimento
  • Interrompa o abastecimento do tanque após ouvir um "click" do bocal de combustível.
  • Não abasteça excessivamente o tanque de combustível.

 Ao substituir a tampa do tanque de combustível

Use somente tampa do tanque de combustível genuína Toyota projetada para o seu veículo. A negligência poderá resultar em incêndio ou outro incidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais.

NOTA

Reabastecimento

Não derrame combustível durante o reabastecimento.

A negligência poderá danificar o veículo, como causar operação anormal dos sistemas de escapamento ou danos aos componentes do sistema de combustível ou às superfícies pintadas do veículo.

Recomenda-se expressamente o cuidado na utilização de combustível de qualidade no veículo, a fim de evitar-se danos causados ao motor pelo uso de combustíveis de má-qualidade.

Veja também:

Citroen C3. Comando de emergência
Para destrancar mecanicamente a mala em caso de mau funcionamento da bateria ou do trancamento centralizado. Destrancamento Rebata os bancos traseiros para aceder à fechadura pelo interior da mala. Introduza uma pequena chave de fendas no orifício A da fechadura para d ...

Citroen C3. Substituição da pilha
É apresentada uma mensagem no quadro de bordo, quando for necessária a substituição da pilha. Versão sem Acesso e arranque mãos livres Pilha ref. : CR1620 / 3 volts. Desencaixe a tampa da caixa com uma pequena chave de parafusos ao nível ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0054