Manutenção do veículo
As condições de manutenção do veículo representam um fator muito importante, que incide diretamente sobre o consumo de combustível, a tranquilidade de marcha e a própria vida útil do veículo. Por este motivo, é oportuno cuidar da manutenção fazendo com que o veículo passe pelas revisões e operações de manutenção previstas no "Plano de Manutenção Programada".
Pneus
Controlar periodicamente a pressão de ar dos pneus em intervalos não superiores a 4 semanas; se a pressão estiver muito baixa, o consumo de combustível aumenta quanto maior for a resistência ao rolamento. É importante ressaltar, nestas condições, o desgaste natural dos pneus é acelerado, piorando também o comportamento do veículo e, consequentemente, a segurança de marcha.
Cargas inúteis
Não viajar com excesso de carga. O peso do veículo (sobretudo no trânsito urbano), influencia fortemente o consumo e a estabilidade.
Equipamentos elétricos
Utilizar os dispositivos elétricos somente pelo tempo necessário. Os faróis auxiliares, o limpador de para-brisa e o eletroventilador do sistema de aquecimento e ventilação requerem, para o seu funcionamento, uma quantidade de energia adicional que pode aumentar o consumo de combustível do veículo em até 25%, em trechos urbanos.
Ar-condicionado
Exerce forte influência no consumo de combustível do veículo (aproximadamente 20% a mais). Quando a temperatura externa o permitir, utilizar somente o sistema de renovação de ar natural do veículo.
Acessórios aerodinâmicos
Os acessórios aerodinâmicos não certificados durante o desenvolvimento do veículo podem, na realidade, penalizar o consumo e o próprio coeficiente aerodinâmico original.
Fiat Uno. Acessórios
comprados pelo
usuário
NOTA: tanto o veículo quanto os
equipamentos nele instalados consomem
energia da bateria, mesmo
desligados, o que se denomina
consumo stand-by. A bateria possui
um limite máximo de consumo
para garantir a partida do motor.
Portanto, o consumo dos equipamentos
deve ser dimensionado ...
Peugeot 208. Indicadores de autonomia
Diferentes níveis de alerta são despoletados
em função do limite de autonomia restante.
Será informado a cada etapa quilométrica
atingida e os alertas irão crescendo de
temporários a permanentes.
O 1.º limite desencadeia-se a ...