Fiat Uno: Considerações gerais

Manutenção do veículo

As condições de manutenção do veículo representam um fator muito importante, que incide diretamente sobre o consumo de combustível, a tranquilidade de marcha e a própria vida útil do veículo. Por este motivo, é oportuno cuidar da manutenção fazendo com que o veículo passe pelas revisões e operações de manutenção previstas no "Plano de Manutenção Programada".

Pneus

Controlar periodicamente a pressão de ar dos pneus em intervalos não superiores a 4 semanas; se a pressão estiver muito baixa, o consumo de combustível aumenta quanto maior for a resistência ao rolamento. É importante ressaltar, nestas condições, o desgaste natural dos pneus é acelerado, piorando também o comportamento do veículo e, consequentemente, a segurança de marcha.

Cargas inúteis

Não viajar com excesso de carga. O peso do veículo (sobretudo no trânsito urbano), influencia fortemente o consumo e a estabilidade.

Equipamentos elétricos

Utilizar os dispositivos elétricos somente pelo tempo necessário. Os faróis auxiliares, o limpador de para-brisa e o eletroventilador do sistema de aquecimento e ventilação requerem, para o seu funcionamento, uma quantidade de energia adicional que pode aumentar o consumo de combustível do veículo em até 25%, em trechos urbanos.

Ar-condicionado

Exerce forte influência no consumo de combustível do veículo (aproximadamente 20% a mais). Quando a temperatura externa o permitir, utilizar somente o sistema de renovação de ar natural do veículo.

Acessórios aerodinâmicos

Os acessórios aerodinâmicos não certificados durante o desenvolvimento do veículo podem, na realidade, penalizar o consumo e o próprio coeficiente aerodinâmico original.

Veja também:

Citroen C3. Paragem do motor
Imobilize o veículo, motor ao ralenti. Com uma caixa de velocidades manual, coloque a alavanca de velocidades em ponto morto. ou Com uma caixa de velocidades automática, coloque o seletor de velocidades em modo P ou N. Com a chave electrónica no interior ...

Citroen C3. No caso de risco de impossibilidade de arranque devido à falta de AdBlue
O dispositivo regulamentar de anti-arranque do motor é activado automaticamente quando o reservatório de AdBlue está vazio. Autonomia superior a 2 400 km Ao ligar a ignição não surge qualquer informação relat ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.portalmanual.org 0.0367