Fiat Uno: Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor

Fiat Uno / Conhecimento do veículo / Instrumentos de bordo / Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor

Versão com indicador analógico (algumas versões) - fig. 31

Versão com indicador analógico

Em regime de funcionamento, normalmente, o ponteiro deve estar sobre os valores centrais da escala. Se chegar perto da marca vermelha, significa que o motor está sendo muito solicitado e é necessário reduzir a exigência de desempenho.

Viajando a velocidade muito baixa com clima muito quente, o ponteiro pode chegar perto da marca vermelha.

Versão com indicador digital

O indicador digital do lado direito do display (8 segmentos) fig. 32 apresenta a temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

Em regime de funcionamento normal, a indicação deve estar sobre os valores centrais da escala A-fig. 32.

Versão com indicador digital

Na presença de condição de alta temperatura fig. 33 com a barra gráfi- ca acesa até o penúltimo segmento (7°) B-fig. 33 será visualizada a mensagem "TEMP" lampejando até que o valor de temperatura retorne ao 6º segmento do indicador.

Versão com indicador digital

No caso de a temperatura alcançar o último segmento (8°)  fig. 34, a luz-espia de temperatura u, a mensagem "STOP" fig. 34 e todos os segmentos da escala gráfica devem lampejar até que os valores de temperatura retornem ao 7º segmento. Neste caso, desligar o motor e procurar a Rede Assistencial Fiat.

Se chegar próximo da parte superior da barra gráfica, significa que o motor está sendo muito solicitado e é necessário reduzir a exigência de desempenho.

O acendimento intermitente da escala de indicação de temperatura (curva, C, H e °C) indica avaria no sistema. Neste caso, procurar a Rede Assistencial Fiat.

Versão com indicador digital

Em caso de superaquecimento, desligar o motor e providenciar o reboque do veículo à concessionária Fiat mais próxima.

Observação:

H - do inglês hot: quente
C - do inglês cold: frio

ADVERTÊNCIA: se o indicador estiver no início da escala (temperatura baixa) com a luz-espia de excesso de temperatura ou com a luz-espia do sistema de injeção acesa, é sinal de anomalia no sistema.

Neste caso, procurar a Rede Assistencial Fiat.

Se o motor funcionar sem o líquido de arrefecimento, seu veículo poderá ser seriamente danificado.

Os reparos, nestes casos, não serão cobertos pela Garantia.

Veja também:

Fiat Uno. Como aquecer o motor depois da partida
Colocar o carro em movimento lentamente, deixando o motor em regime médio, sem aceleradas bruscas. Evitar exigir, desde os primeiros quilômetros, o máximo de desempenho. Mesmo com a adoção de modernos sistemas de injeção e ignição eletrônicos, a ocorrência de pequenas ...

Ford Fiesta. Instalando os sistemas de retenção para crianças
Crianças até dez anos de idade devem viajar nos veículos no assento de trás usando cinco de segurança ou sistema de fixação equivalente, conforme Resolução 277/08 do Contran. CUIDADO Perigo extremo! Nunca use um sistema de ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0059