Fiat Uno: Sistema flex (combustível etanol e/ ou gasolina)

Fiat Uno / Conhecimento do veículo / No posto de abastecimento / Sistema flex (combustível etanol e/ ou gasolina)

O sistema FLEX foi projetado para proporcionar total flexibilidade na alimentação do motor do veículo, permitindo a utilização de etanol ou de gasolina indistintamente. O combustível pode ser adicionado no reservatório na proporção que o usuário julgar conveniente para o uso.

Caberá ao usuário a análise sobre qual proporção dos dois combustíveis é mais conveniente para o seu tipo de utilização, considerando as diversas variáveis (preço do combustível, consumo, desempenho, etc.).

A central eletrônica de controle de injeção está preparada para "gerenciar" a interação entre os dois tipos de combustível (etanol ou gasolina) possibilitando um funcionamento sempre regular em todas as situações de utilização.

No uso normal o sistema Flex não requer cuidados ou procedimentos especiais, excetuando a observação das advertências de utilização presentes neste capítulo e os pontos de manutenção específicos.

Para propiciar partidas mais rápidas, manter sempre abastecido o reservatório de gasolina para partida a frio.

Não utilizar combustíveis diferentes dos especificados.

O sistema somente está preparado para funcionar com etanol e gasolina automotivos.

Não adaptar o veículo para funcionamento com GNV (Gás natural veicular) pois as características do sistema FLEX não possibilitam a conversão.

Os motores flex podem apresentar níveis de ruídos diferentes, dependendo do combustível utilizado (etanol ou gasolina) bem como percentual de mistura. Este comportamento é normal e não afeta o desempenho do motor.

ADVERTÊNCIA: após um abaste-cimento, o sistema Flex necessita de um pequeno tempo de adaptação (aproximadamente 10 minutos) com o veículo funcionando, para reconhecer o combustível que está no tanque (etanol ou gasolina).

Esta recomendação é importante, sobretudo, quando tenha ocorrido a troca do combustível que estava sendo utilizado (ex.: etanol em vez de gasolina). O veículo deve cumprir um percurso mínimo (pelo tempo anteriormente especificado) para que o sistema assimile o novo combustível.

Este procedimento irá minimizar eventuais problemas na próxima partida do veículo, principalmente se o motor estiver frio.

Veja também:

Peugeot 208. Modo manual
Colocar o símbolo pretendido em frente à marca. Luzes apagadas (ignição desligada)/Luzes diurnas (motor em funcionamento). Luzes de presença. Luzes de cruzamento e de estrada. Manípulo de inversão das luzes Puxar para comutar o acendimento ...

Peugeot 208. Abastecimento
Precauções a seguir Utilize somente o aditivo AdBlue em conformidade com a norma ISO 22241. O aditivo AdBlue é uma solução à base de ureia. Este líquido é inflamável, incolor e inodoro. Conservar em local fresco. Em caso ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2022 www.portalmanual.org 0.0056