O sistema FLEX foi projetado para proporcionar total flexibilidade na alimentação do motor do veículo, permitindo a utilização de etanol ou de gasolina indistintamente. O combustível pode ser adicionado no reservatório na proporção que o usuário julgar conveniente para o uso.
Caberá ao usuário a análise sobre qual proporção dos dois combustíveis é mais conveniente para o seu tipo de utilização, considerando as diversas variáveis (preço do combustível, consumo, desempenho, etc.).
A central eletrônica de controle de injeção está preparada para "gerenciar" a interação entre os dois tipos de combustível (etanol ou gasolina) possibilitando um funcionamento sempre regular em todas as situações de utilização.
No uso normal o sistema Flex não requer cuidados ou procedimentos especiais, excetuando a observação das advertências de utilização presentes neste capítulo e os pontos de manutenção específicos.
Para propiciar partidas mais rápidas, manter sempre abastecido o reservatório de gasolina para partida a frio.
Não utilizar combustíveis diferentes dos especificados.
O sistema somente está preparado para funcionar com etanol e gasolina automotivos.
Não adaptar o veículo para funcionamento com GNV (Gás natural veicular) pois as características do sistema FLEX não possibilitam a conversão.
Os motores flex podem apresentar níveis de ruídos diferentes, dependendo do combustível utilizado (etanol ou gasolina) bem como percentual de mistura. Este comportamento é normal e não afeta o desempenho do motor.
ADVERTÊNCIA: após um abaste-cimento, o sistema Flex necessita de um pequeno tempo de adaptação (aproximadamente 10 minutos) com o veículo funcionando, para reconhecer o combustível que está no tanque (etanol ou gasolina).
Esta recomendação é importante, sobretudo, quando tenha ocorrido a troca do combustível que estava sendo utilizado (ex.: etanol em vez de gasolina). O veículo deve cumprir um percurso mínimo (pelo tempo anteriormente especificado) para que o sistema assimile o novo combustível.
Este procedimento irá minimizar eventuais problemas na próxima partida do veículo, principalmente se o motor estiver frio.
Fiat Uno. Advertências gerais para a utilização dos cintos de segurança
O motorista deve respeitar (e também os outros ocupantes do veículo) todas
as disposições legislativas locais com relação à obrigação e modalidades de
utilização dos cintos.
Colocar sempre os cintos de segurança antes de
iniciar uma viagem.
Para garantir a máxima proteção aos ...
Peugeot 208. Chamada de assistência
Peugeot connect assistance
Em caso de imobilização do
veículo,
uma pressão contínua de 2 segundos
desencadeia a chamada.
Uma mensagem vocal confirma que
a chamada foi feita.
Toque inadvertido:
um novo toque imediato anula a chamada.
Uma mensagem voc ...