Ford Fiesta: Sistema de controle de emissões

Ford Fiesta / Combustível e reabastecimento / Sistema de controle de emissões

Apresentação

Conforme Instrução Normativa nº 24, de 28 de Agosto de 2009, onde estabelece especificações e critérios dos sistemas OBDBr-2, em complemento aos artigos 1º e 5º, da Resolução CONAMA nº 354, de 13 de Dezembro de 2004, e da Instrução Normativa IBAMA nº 126, de 24 de Outubro de 2006 (OBDBr-1), os veículos fabricados a partir de 1º de Janeiro de 2010 deverão ter o Diagnóstico do Sistema de Controle de Emissões disponíveis para controle e indicação de possíveis falhas que resultam no aumento de emissões de poluentes pelo veículo, como segue.

Como funciona?

O módulo eletrônico de controle do motor do seu veículo está equipado com um sistema que monitora os componentes do controle de emissões de poluentes do motor. Esse sistema é também conhecido como Diagnóstico do Sistema de Controle de Emissões (OBDBr-2). O sistema OBDBr-2 protege o ambiente informando falhas que estejam potencialmente aumentando a emissão de poluentes do veículo, além de auxiliar o Distribuidor Ford a reparar adequadamente o veículo.

Sempre que um problema em um desses componentes for detectado, a lâmpada indicadora de mal funcionamento (LIM), localizada no painel de instrumentos, acenderá conforme indicações a seguir.

Lâmpada indicadora de mal funcionamento (LIM)

A LIM acende quando a chave de ignição é inicialmente girada para a posição "II".

Deve apagar-se assim que o motor entrar em funcionamento, indicando que o sistema está operacional. Caso não acenda com a chave na posição "II" (ou não se apague com o motor em funcionamento), procure um Distribuidor Ford para correção deste problema.

Se a LIM permanecer acesa após o motor entrar em funcionamento, o Diagnóstico do Sistema de Controle de Emissões (OBDBr-2) detectou o mal funcionamento de algum componente ou sistema relacionado ao controle de emissões de poluentes. Neste caso, procure um Distribuidor Ford para inspeção do seu veículo.

Se a LIM piscar com o veículo em movimento, o sistema OBDBr-2 detectou o mal funcionamento de algum componente ou sistema que pode causar danos ao catalisador e perda de desempenho. Neste caso, evite acelerações fortes e/ou altas velocidades e leve o veículo imediatamente a um Distribuidor Ford para inspeção do veículo.

CUIDADOS

Enquanto a luz de advertência de mau funcionamento estiver piscando, as temperaturas excessivas do escapamento poderão danificar o catalisador, o sistema de combustível, os revestimentos interiores do assoalho ou outros componentes do veículo, com risco de incêndio.

Ao dirigir com a LIM acesa, podem ocorrer alterações no comportamento do veículo tais como: perda de desempenho, dificuldade de partida e aumento do consumo de combustível. O uso contínuo do veículo com a LIM acesa pode comprometer até mesmo a durabilidade do motor e de outros componentes além de elevar os custos de reparo do veículo. Procure um Distribuidor Ford para reparo imediatamente.

Partida do veículo após parada por falta de combustível

Evite ligar o veículo sem combustível, sob pena de provocar efeitos adversos nos componentes do motor.

Caso ocorra falta de combustível, observe:

Manutenção

O seu veículo está equipado com vários componentes que atuam diretamente no sistema de controle de emissões, dentre eles, o catalisador, que permitirão que o veículo opere dentro dos padrões aplicáveis de emissões no escapamento.

Para certificar-se do correto funcionamento do Diagnóstico do Sistema de Controle de Emissões (OBDBr-2) observe:

As seguintes situações podem fazer com que a luz de advertência de mau funcionamento acenda:

Veja também:

Toyota Etios. Instalação do pneu reserva temporário
Remova toda sujeira ou objetos estranhos na superfície de contato da roda. Se houver objetos estranhos na superfície de contato da roda, as porcas da roda poderão se soltar enquanto o veículo estiver em movimento, e o pneu poderá sair do ve&i ...

Toyota Etios. Abrir e fechar as saídas de ar
Fecha a ventilação. Abre a ventilação. Uso do sistema no modo de recirculação de ar Os vidros irão embaçar mais facilmente se o modo de recirculação de ar for usado durante um longo período. Quando a temperat ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2022 www.portalmanual.org 0.0063