Apresentação
Conforme Instrução Normativa nº 24, de 28 de Agosto de 2009, onde estabelece especificações e critérios dos sistemas OBDBr-2, em complemento aos artigos 1º e 5º, da Resolução CONAMA nº 354, de 13 de Dezembro de 2004, e da Instrução Normativa IBAMA nº 126, de 24 de Outubro de 2006 (OBDBr-1), os veículos fabricados a partir de 1º de Janeiro de 2010 deverão ter o Diagnóstico do Sistema de Controle de Emissões disponíveis para controle e indicação de possíveis falhas que resultam no aumento de emissões de poluentes pelo veículo, como segue.
Como funciona?
O módulo eletrônico de controle do motor do seu veículo está equipado com um sistema que monitora os componentes do controle de emissões de poluentes do motor. Esse sistema é também conhecido como Diagnóstico do Sistema de Controle de Emissões (OBDBr-2). O sistema OBDBr-2 protege o ambiente informando falhas que estejam potencialmente aumentando a emissão de poluentes do veículo, além de auxiliar o Distribuidor Ford a reparar adequadamente o veículo.
Sempre que um problema em um desses componentes for detectado, a lâmpada indicadora de mal funcionamento (LIM), localizada no painel de instrumentos, acenderá conforme indicações a seguir.
Lâmpada indicadora de mal funcionamento (LIM)
A LIM acende quando a chave de ignição é inicialmente girada para a posição "II".
Deve apagar-se assim que o motor entrar em funcionamento, indicando que o sistema está operacional. Caso não acenda com a chave na posição "II" (ou não se apague com o motor em funcionamento), procure um Distribuidor Ford para correção deste problema.
Se a LIM permanecer acesa após o motor entrar em funcionamento, o Diagnóstico do Sistema de Controle de Emissões (OBDBr-2) detectou o mal funcionamento de algum componente ou sistema relacionado ao controle de emissões de poluentes. Neste caso, procure um Distribuidor Ford para inspeção do seu veículo.
Se a LIM piscar com o veículo em movimento, o sistema OBDBr-2 detectou o mal funcionamento de algum componente ou sistema que pode causar danos ao catalisador e perda de desempenho. Neste caso, evite acelerações fortes e/ou altas velocidades e leve o veículo imediatamente a um Distribuidor Ford para inspeção do veículo.
CUIDADOS
Enquanto a luz de advertência de mau funcionamento estiver piscando, as temperaturas excessivas do escapamento poderão danificar o catalisador, o sistema de combustível, os revestimentos interiores do assoalho ou outros componentes do veículo, com risco de incêndio.
Ao dirigir com a LIM acesa, podem ocorrer alterações no comportamento do veículo tais como: perda de desempenho, dificuldade de partida e aumento do consumo de combustível. O uso contínuo do veículo com a LIM acesa pode comprometer até mesmo a durabilidade do motor e de outros componentes além de elevar os custos de reparo do veículo. Procure um Distribuidor Ford para reparo imediatamente.
Partida do veículo após parada por falta de combustível
Evite ligar o veículo sem combustível, sob pena de provocar efeitos adversos nos componentes do motor.
Caso ocorra falta de combustível, observe:
Manutenção
O seu veículo está equipado com vários componentes que atuam diretamente no sistema de controle de emissões, dentre eles, o catalisador, que permitirão que o veículo opere dentro dos padrões aplicáveis de emissões no escapamento.
Para certificar-se do correto funcionamento do Diagnóstico do Sistema de Controle de Emissões (OBDBr-2) observe:
As seguintes situações podem fazer com que a luz de advertência de mau funcionamento acenda:
Citroen C3. Manual
O acendimento temporário dos médios, após
desligar a ignição do veículo, facilita a saída do
condutor em caso de fraca luminosidade.
Accionamento
Com a ignição desligada, efectuar um
"sinal de luzes" com o comando de ...
Citroen C3. Bateria de 12 V
A bateria não necessita de
manutenção.
Todavia, verifique regularmente o
aperto dos terminais aparafusados
(para as versões sem abraçadeira
rápida) e o estado de limpeza das
ligações.
Para mais informações e precauç ...