Citroen C3: Indicador de alteração de velocidade*

Citroen C3 / Condução / Indicador de alteração de velocidade*

Sistema que permite reduzir o consumo de combustível ao preconizar a velocidade mais adaptada.

Funcionamento

Consoante a situação de condução e o equipamento do veículo, o sistema pode preconizar que salte uma (ou várias) velocidade(s). Pode seguir esta indicação sem passar pelas velocidades intermédias.

As indicações de engrenamento de uma velocidade não devem ser consideradas obrigatórias. Com efeito, a configuração da estrada, a densidade da circulação e a segurança constituem elementos determinantes na escolha da melhor velocidade. É da responsabilidade do condutor seguir ou não as indicações do sistema.

Esta função não pode ser desactivada.

Com uma caixa de velocidades automática, o sistema só se activa em modo manual.

Em determinadas versões Diesel BlueHDi com caixa manual, o sistema pode propor-lhe a passagem para ponto-morto para favorecer a colocação do motor em vigilância (modo STOP do Stop & Start), em determinadas condições de condução. Neste caso, é apresentado N no quadro de bordo.

* Consoante a motorização.

Exemplo :

Funcionamento

A informação é apresentada no quadro de bordo sob a forma de uma seta.

O sistema adapta as instruções de alteração de velocidade em função das condições de deslocação (inclinação, carga,...) e das solicitações do condutor (solicitação de potência, aceleração, travagem,...).

O sistema não propõe, em caso algum:

  • o engrenamento da primeira velocidade,
  • o engrenamento da marcha-atrás,
  • reduzir a relação de velocidade.

Nos veículos equipados com uma caixa de velocidades manual, a seta pode ser acompanhada pela velocidade preconizada.

Veja também:

Ford Fiesta. Verificação do estado do sistema MyKey
É possível localizar informações sobre as MyKeys programadas usando a tela de informações. Distância da MyKey Registra a distância percorrida quando os motoristas usam uma MyKey. A única maneira de excluir a distância acumulada ...

Toyota Etios. Capô do motor
Para abrir o capô, libere a trava por dentro do veículo. Puxe o botão de destravamento do capô. O capô irá saltar levemente. Levante o engate e a seguir o capô do motor. Mantenha o capô aberto introduzindo a haste de sustenta&cc ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0053