Citroen C3: Indicador de alteração de velocidade*

Citroen C3 / Condução / Indicador de alteração de velocidade*

Sistema que permite reduzir o consumo de combustível ao preconizar a velocidade mais adaptada.

Funcionamento

Consoante a situação de condução e o equipamento do veículo, o sistema pode preconizar que salte uma (ou várias) velocidade(s). Pode seguir esta indicação sem passar pelas velocidades intermédias.

As indicações de engrenamento de uma velocidade não devem ser consideradas obrigatórias. Com efeito, a configuração da estrada, a densidade da circulação e a segurança constituem elementos determinantes na escolha da melhor velocidade. É da responsabilidade do condutor seguir ou não as indicações do sistema.

Esta função não pode ser desactivada.

Com uma caixa de velocidades automática, o sistema só se activa em modo manual.

Em determinadas versões Diesel BlueHDi com caixa manual, o sistema pode propor-lhe a passagem para ponto-morto para favorecer a colocação do motor em vigilância (modo STOP do Stop & Start), em determinadas condições de condução. Neste caso, é apresentado N no quadro de bordo.

* Consoante a motorização.

Exemplo :

Funcionamento

A informação é apresentada no quadro de bordo sob a forma de uma seta.

O sistema adapta as instruções de alteração de velocidade em função das condições de deslocação (inclinação, carga,...) e das solicitações do condutor (solicitação de potência, aceleração, travagem,...).

O sistema não propõe, em caso algum:

  • o engrenamento da primeira velocidade,
  • o engrenamento da marcha-atrás,
  • reduzir a relação de velocidade.

Nos veículos equipados com uma caixa de velocidades manual, a seta pode ser acompanhada pela velocidade preconizada.

Veja também:

Citroen C3. Menu "Multimédia"
Com o auto-rádio ligado, este menu permite activar ou neutralizar as funções associadas à utilização do rádio (RDS,Apresentação de RadioText (TXT), Seguimento auto DAB / FM) ou escolher o modo de leitura do suporte multiméd ...

Toyota Etios. Rebocamento de emergência
Se o caminhão de reboque não estiver disponível, em caso de emergência o seu veículo poderá ser rebocado temporariamente usando cabos ou correntes fixados nos olhais de rebocamento de emergência. Isto somente deverá ser feito em pistas pavim ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2022 www.portalmanual.org 0.005